quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Paradigmas

Li em algum lugar que não vemos o mundo como ele é, mas como nós somos. O mundo parece muito diferente dependendo de nossa perspectiva. Ele parece diferente se sou rico ou pobre, doente ou saudável, jovem ou velho, negro ou branco. Meus amigos vêem o mundo de uma maneira diferente da minha, acreditem-me.
Acredito que foi Mark Twain que falou que devemos ter cuidado para absorver as lições adequadas de nossas experiências. Deu como exemplo o gato que senta no fogão quente. Como a experiência foi dolorosa, ele jamais se sentará em qualquer fogão, nem quente, nem frio.
Pense nos velhos paradigmas: o mundo é plano, o Sol gira em torno da Terra; a salvação virá se você for uma boa pessoa; as mulheres não podem votar; os negros são inferiores; as monarquias devem governar as pessoas; cabelos longos e brincos são somente para mulheres, e assim por diante. Novas idéias e maneiras de fazer as coisas estarão sempre sendo desafiadas, e até rotuladas como hetéricas, coisas do diabo, comunitas. Desafiar os velhos caminhos requer muito esforço, mas acomodar-se nos paradigmas ultrapassados, também. O mundo está mudando tão rapidamente que podemos ficar paralisados se não desafiarmos nossas crenças e paradigmas.
Adaptação do texto de James Hunter

Nenhum comentário: