quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Eu te conheço pelo cheiro!

Há pouco menos de um ano trabalho com cheiros! Meu trabalho é de criar cheiros para os ambientes - 'bonitinhamente' o nome disso é Marketing Olfativo! E essa é apenas uma forma globalizada de querer que as pessoas 'te conheçam pelo cheiro'!
No Brasil esse tipo de negócio toma os seus primeiros passos: grandes lojas de departamentos, lojas chiques, shopping center, filiais de empresas européias e americanas, hotéis... aos poucos esses segmentos vão trazendo à nossa cultura a idéia de aromatizar ambientes e aliar a estratégia da empresa à esta operação.
Interessante como em pouquíssimo tempo o cheiro se tornou presente na minha vida: é suave - floral; torce o nariz: cítrico; coisa de homem: então é um amadeirado! Pra loja de roupa um cheiro de perfume importado, pra um restaurante um cheirinho apetitoso de baunilha, pra um hotel algo que tire o cheiro de cigarro! Pronto! Vira script!
Sempre gostei muito de perfumes, cheguei a tentar vender alguns no passado, mas o fato de ter trabalhado tanto tempo com dinheiro nunca me deixou pensar em trabalhar com um elemento chamado SENSAÇÃO! E confesso que adoro!
E adoro porque hoje percebo que o cheiro é bem mais do que ele simplesmente parece ser. O cheiro lembra, remete, inverte... parece, não parece, lembra... instiga, mastiga, dá fome... Mais do que paladas, mais do que a textura, mais do que o visual, o cheiro é fundamental!
Afinal: há quem te conheça pelo cheiro!

Nenhum comentário: