terça-feira, 15 de setembro de 2009

Grátis! Ninguém pagaria mesmo...

 
Um dia desses estava no metrô e o simples fato de uma mulher fechar uma janelinha de dentro do trem foi motivo para que uma outra começasse a gritar! Ela dizia: "Você já ouviu falar em gripe suína? Quer que a gente morra? Quer ver todo mundo doente? Quer, quer quer..."
E sabe que ela foi tão convincente em seu berreiro que até fiquei com medo da tal da gripe!
Ali parei! Olhei para a janelinha novamente! Incrível, era muito pequenina! Acho que de altura tinha o tamanho da palma da minha mão - detalhe: fechada!
E uma janela tão pequena foi capaz de um burburinho tão grande!
E se fosse a primeira vez que feliz seria eu! Nada... são várias! Acusados de empurrar, não dar espaço, ficar na porta, bolinar... Nas ruas então as cenas de 'comédia da vida pública' vão ainda mais além!
Barracos, barracos e barracos!
Engraçado como somos ligeiramente educados para viver em sociedade e ainda temos tanta dificuldade nesta questão!
Desde que comecei a morar em prédio (ao invés de casa) que tenho pensado nisso: engraçado imaginar que moro num espaço e que sob meu teto há outras pessoas, e sobre o chão também! Todos lá, engaiolados, vivendo num espaço vertical! Um reclamando do outro: fez barulho, ligou o aparelho de som na última altura, tava sapateando as duas da madrugada, o cachorro é infernal! Reclama, reclama, reclama...
Impressionante a força que temos para verbalizar e encenar nossas frustrações e irritações. Sim, escrevo em primeira pessoa do plural porque me enquadro nisso também (seria muito hipócrita se não o fizesse)!
A única coisa que acho é que não sabemos - hoje - usar nossa imensa força de verbalizar. Perdemos tempo com pura bobagem, quando na verdade poderiamos sair às ruas pedindo nossos direitos, dando razão à objeções que tenham nexo realmente. Talvez por isso que quando reclamamos passamos a ser tão e simplesmente reclamões.
Muitas das vezes o que constesto é dentro de minha idéia de civilização, tentando me impor como cidadão. Mas talvez não saiba fazer direito... talvez perca meu tempo e o dos outros reclamando disso, reclamando daquilo e de repente fico como criança mentirosa, sabe? Mente, mente, mente e quando fala a verdade ninguém acredita!

Nenhum comentário: