sábado, 16 de julho de 2011

Opa, tô dentro!

Me lembro da primeira vez que tive contato com o teatro como forma de estudo. A professora de Educação Artística propos um curso de teatro na própria escola, aos sábados. De início minha mãe não permitiu que eu fizesse e por isso não fui na primeira aula. Durante a semana a professora comentava sobre como havia sido e a montagem seria de "O Magico de Oz", de L. Frank Baum.
Insisti tanto com minha mãe que a pobrezinha acabou aceitando. No sábado seguinte lá estava eu. Mas, como nem tudo são maravilhas, a primeira coisa que ouvi da professora foi:

- Todos os personagens já foram escalados. Se você quiser pode fazer o cachorro, que seria feito com um bicho de pelúcia.

Opa, tô dentro! Este foi o meu primeiro pensamento! No entanto, o menino que faria o espantalho havia faltado no ensaio. Todos os outros atores ainda não haviam decorado o texto e logo me encarreguei de decorar, em poucos minutos, a fala do tal espantalho! Resultado: eu peguei o papel do espantalho!

No fim das contas não teve mais curso, não teve mais peça, não teve mais espantalho! Mas o "Opa, tô dentro!" ficou eternizado para mim!

Alguns outros cursos, oficinas, teatro amador e beneficente... O tempo foi se encarregando de me mostrar o quanto eu gostava de tudo aquilo!

Há pouco menos de um ano decidi estudar teatro de verdade! Um método estranho que iniciava com a montagem imediata de uma peça com criação coletiva! Eu enlouqueci! Era muito cacique para pouco índio! Todo mundo dando palpite, todo mundo certo de que sabia fazer aquilo... Montamos a peça e o tema não poderia ser mais cabível: Loucura!

Ao fim do primeiro módulo ficava a pergunta: e agora, continuo com tudo isso? E a resposta acho que você já sabe, não é?

- "Opa, tô dentro!"

E estava! Continuei! Mais loucura ainda! Livros, livros e mais livros... Esquetes, esquetes e mais esquetes... mas a vontade de fazer arte foi ganhando molde, fui alimentando o intelecto e transformando a vontade em realidade!

Outros módulos estão vindo... outros trabalhos estão vindo... E o "Opa, tô dentro!" vai continuando!!!

Há cerca de um mês ouvi: "As pessoas não escolhem o teatro! É o teatro que escolhe as pessoas!"

Hei, teatro, será que você me escolheu?

Porque se escolheu... "Opa, tô dentro!"

Nenhum comentário: